Trabalhos Aprovados

Resultados parciais

Eixos Temáticos:Eixo 1: Política e gestão da educação básica e superior.


Eixo
Trabalhos/Autores
1
A POLÍTICA DE EXPANSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA - Felipe Vieira Gimenez e Carina Elisabeth Maciel
1
O COMITÊ LOCAL DO COMPROMISSO NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) EM MUNICÍPIOS SULMATOGROSSENSES: A PLURALIDADE - Alexandra Pires do Prado Yari
1
PROCESSO ELETIVO DE DIRIGENTES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL – O PROJETO DE LEI N. 214/2007 EM DISCUSSÃO - Rosemeire Lopes da Silva Farias
1
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: A INTERFERÊNCIA DO QUALIS NA GESTÃO DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS – Eliane Souza de Carvalho
1
A DESCONTINUIDADE DOS TRABALHOS DA EQUIPE LOCAL DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): DIFICULDADES A SEREM SUPLANTADAS NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL LOCAL- Adriana Valadão e Maria Isabel Soares Feitosa
1
RELAÇÕES FEDERATIVAS E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: O “PROTAGONISMO” DOS MUNICÍPIOS- Marli dos Santos de Oliveira e Elisangela Alves da Silva Scaff
1
UMA REFLEXÃO SOBRE AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA INSERÇÃO DE INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DOS ESTUDOS SOBRE O CICLO DE POLÍTICAS- Mauricio José dos Santos Silva, Eugênia Portela de Siqueira Marques e Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro
1
EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE AMPLIAÇÃO DA OFERTA- Mara Lucinéia Marques Correa Bueno
1
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO- Lilian Flavia Muller e Rosa Neiva Streit
1
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO- Olga Cristina da Silva Teixeira, Lucas Gabriel do Santos Sayão e Maria Alice de Miranda Aranda
1
A CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL E SUA ARTICULAÇÃO COM O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS EM REGIME DE COLABORAÇÃO – Marco Antonio Oliva Monje
1
O PRONATEC NA GARANTIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL A PROFISSIONALIZAÇÃO E A PRIORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL ALIGEIRADA –Arão Davi Oliveira e Valdivina Alves Ferreira
1
DO PERCURSO PROFISSIONAL AO MESTRADO –Noélia Maria Matos de Moraes Corrêa
1
POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM MIRACEMA DO TOCANTINS: PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E RESPONSABILIDADES MUNICIPAIS (2012 A 2015) –Meire Lúcia Andrade da Silva e Robson Vila Nova Lopes
1
A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NO PERÍODO DO ESTADO NOVO –Geraldo Gaberlini Neto e Anamaria Santana da Silva
1
INTERNACIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS CONTEMPORÂNEAS: A INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO) – Carlos Magno Mieres Amarilha
1
REVALIDAÇÃO DE TÍTULOS ESTRANGEIROS DE GRADUAÇÃO E A JUDICIALIZAÇÃO NO SISTEMA BRASILEIRO –Kelei Zeni, Ana Lúcia Marran e Giselle Cristina Martins Real
1
EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE AMPLIAÇÃO DA OFERTA – Mara Lucinéia Marques Correa Bueno
1
PROGRAMAS DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: MARCO REGULATÓRIO – Ana Cristina da Silva Brito e Giselle Cristina Martins Real
1
O DESAFIO DO DIREITO A EDUCAÇÃO: O QUE REVELAM OS PLANEJAMENTOS SOBRE O REGIME DE COLABORAÇÃO – Milene Dias Amorim
1
INDICADORES DA EVASÃO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DA ESCOLA CELSO MÜLLER DO AMARAL EM DOURADOS/MS – Karen Eich Vieira
1
O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISAS: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA – Simone Estigarribia de Lima
1
A CONFIGURAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO – Fabiany dos Santos Barcelos e Maria Alice de Miranda Aranda
1
DESCONTINUIDADE DOS TRABALHOS DA EQUIPE LOCAL DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): DIFICULDADES A SEREM SUPLANTADAS NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL LOCAL – Adriana Valadão e Maria Isabel Soares Feitosa
1
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM ESTUDO DO TIPO “O ESTADO DA ARTE” – Rizete Pereira
1
A GESTÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A EXPERÊNCIA DO DIRETOR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MATO GROSSO – Adriano Sabino Gomes
1
O ESTADO DEMOCRÁTICO E O DIREITO A EDUCAÇÃO:
A EFETIVIDADE DA LEI - Alessandro Gomes Lewandowski e NadiaBigarella
1
CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL PARA DIRETORES DE ESCOLAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL – Andrêssa Gomes de Rezende Alves e Maria de Fatima Martins dos Santos
1
A RELEVÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR EM CONSONÂNCIA COM O SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO – Mory Marcia de Oliveira Lobo
1
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS GRUPOS DE PESQUISANA ÁREA DA LICENCIATURA EM ENFERMAGEM – Márcia Maria Ribera Lopes Spessoto
1
EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: PRODUÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA – Ana Lúcia Marran e Marianne Pereira de Souza
1
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DESENHADA AOS MOLDES DO CAPITAL  - Marcilene Ferreira Rodrigues e Valdivina Alves Ferreira
1
IMPLANTAÇÃO DE CONSELHOS ESCOLARES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE – MS: UMA AÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) – Carmen Lígia Caldas
1
DISTORÇÃO SÉRIE/IDADE: UMA POLÍTICA PARA JOVENS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MS – Mauricio Macedo Vieira e Bartolina Ramalho Catanante
1
AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA DISCUSSÃO INICIAL – Onivan de Lima Correa, Celeida Maria Costa de Souza e Silva e Josefa dos Santos Silva
1
DO VESTIVBULAR AO ENEM: A ANÁLISE DO IMPLACTO NO ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO UFMS – Vinícius de Oliveira Bezerra e Carla BusatoZandavalli M. Araujo
1
IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE RESERVA DE VAGAS NA UNIVDERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS: A LEI Nº 12.711/2012 – Aline Anjos da Rosa
1
POLÍTICAS PÚBLICAS: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO PRISIONAL, LIMITES E POSSIBILIDADES – Márcia Regina Souza de Jesus e Maria Edinalva do Nascimento
1
GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS OBSTACULIZAÇÕES PARA SUA EFETIVAÇÃO NA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS – Abigail Ferreira Alves e Jéssica Lima Urbieta
1
JORNADA DE TRABALHO DE 20 HORAS PARA OS DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE – MS – Mauritania Fontenele da Silva e Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
1
A GÊNESE DO PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – Márcia Coelho de Lima e Celeida Maria Costa de Souza e Silva
1
EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA MERCANTIL E O MERCADO DE CAPITAIS – Claudia Mara Stapani Ruas
1
A GESTÃO ESCOLAR FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS: O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR – Evally Solaine de Souza Rodrigues
1
O PISO SALARIAL NACIONAL DO PROFESSOR, NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): O MUNICÍPIO DE DOURADOS – MS – Maria Verônica de Souza e Regina Tereza Cestari de Oliveira
1
A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS: ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS – Mariney Eudosciak Luz e Rosangela Lima Correia
1
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS – Gilvania Marques Rosa Leonardo e Vilma Miranda de Brito
1
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDIUCAÇÃO NO TOCANTINS: UMA ABORDAGEM DE NORMAS ESTADUAIS E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO – Rosilene Lagares
1
AS AÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO CONTEXTO HISTÓRICO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO – Débora R. N. de Souza Garcia e Carina Elisabeth Maciel
1
A CONCEPÇÃO DE QUALIDADE APREENDIDA NO DOCUMENTO QUE SISTEMATIZA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – Raquel Blanco Aquino, Maria Alice de Miranda Aranda e Franciele Ribeiro de Lima
1
O DIREITO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO – Elizabete Paniagua Benites
1
EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/MS: RECORTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS – Janine Azevedo Barthimann Carvalho e Nadia Bigarella
1
O SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL NO CONTEXTO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – Ferdinanda Dias de Oliveira
1
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA DISCENTE PARTICIPATIVA – Alessandra Domingos de Souza
1
APONTAMENTOS SOBRE AS POLÍTICAS QUE TRATAM SOBRE O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS – Adriana Atanazio Lima

Eixo 2: Políticas de formação e valorização dos profissionais da educação.


Eixo
Trabalhos/Autores
2
A ATUAÇÃO DO TERCEIRO SETOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA - Elis Regina dos S. Viegas e Elisângela Alves da Silva Scaff
2
RESOLUÇÃO/SED N° 2.491: O PERCURSO HISTÓRICO DO PROFESSOR GERENCIADOR DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RECURSOS MIDIÁTICOS - Luana Almeida Ayala e Elizabeth Matos Rocha
2
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID: SINCRONIA ENTRE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ESPAÇO ESCOLAR - Alessandra Domingos de Souza e Maria de Lourdes dos Santos
2
A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS-MS- Flavia Paula Nogueira Aranda e Elisangela Alves da Silva Scaff
2
CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC: APRIMORAMENTO DO TRABALHO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR?- Fabiano Francisco Soares e Vilma Miranda de Brito
2
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A TÃO PROPALADA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ESCOLA – Osmar Hélio Araújo e Lenine Ferreira da Silva
2
O ESTADO NEOLIBERAL NO BRASIL DOS ANOS 1990 À PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI – Jorismary Lescano Severino e Margarita Victoria Rodríguez
2
IMPLANTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – Margarita Victoria Rodríguez, Paolla Rolon Rocha e Hellen Caroline Valdez Monteiro
2
PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA – O ESTADO DA QUESTÃO – Cristiane Ribeiro Cabral Rocha, Maria Arlete Leite Ribeiro Cabral e Sandra Novais Sousa
2
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPON GRANDE, NO PERÍODO DE 2005 A 2012 – Vilma Miranda Brito e Tânia Terra Serra dos Passos
2
TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OS PROFESSORES INICIANTES E SUAS PRÁTICAS - Ana Paula Gaspar Melim, Eliane Greice Davanço Nogueira, Ordalia Alves Almeida
2
PROJETO DE FORMAÇÃO DO PNAIC COM VISTAS À QUALIDADE: DIVERSIDADE TEXTUAL NA SALA DE AULA- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR - Cristina Pires Dias Lins
2
O ALIGEIRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O APRENDER A PARENDER – Christiane Caetano Martins Fernandes e Jorge Luis D’Ávila
2
O ALINHAMENTO ENTRE OS PLANOS NACIONAL E ESTAUDAL OPARA A META 17: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL – Maria Dilnéia Espíndola Fernandes e Beatriz HironiMiura
2
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ – Mara Lucinéia Marques Correa bueno, Ana Carla Bueno Ortiz e Jadiane Maciel Ajala
2
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO: REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE – Letícia Recalde Costa e José Barreto dos Santos
2
FEDERALISMO E EDUCAÇÃO: A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO DO SUL – Leandro Picoli Nucci e Ana Paula Oliveira dos Santos


Eixo 3: Políticas de financiamento da educação básica e superior.


Eixo
Trabalhos/Autores
3
ESTADO E VALORIZAÇÃO DOCENTE: O ALINHAMENTO DOS PLANOS NACIONAL E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA – Alessandra Bertasi Nascimento
3
A REMUNERAÇÃO DOCENTE ENGENDRADA EM TEMPOS DE PLANOS E FUNDOS DE INVESTIMENTOS: O QUE ANUNCIAM AS PESQUISAS - Silvia Cristiane Alfonso Viédes
3
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: O COMPROMISSO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA DIANTE DOS RESULTADOS DA PROVINHA BRASIL – Rosa Neiva Streit e Bartolina Ramalho Catanante

Eixo 4: Organização curricular na educação básica e superior.


Eixo
Trabalhos/Autores
4
POLÍTICAS DE CURRÍCULO E INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PRODUZIDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE – MT – Glaucia Eunice Gonçalves da Silva e Rosinete Maria dos Reis
4
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ESTUDO INICIAL – Eliane de Fátima Triches
4
DIREITO A EDUCAÇÃO: A INCLUSÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO ENSINO REGULAR – Maria Eduarda de Souza Nunes
4
ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DOS ARTIGOS SOBRE A APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO BANCO DE DADOS DA CAPES – Kleiton Ramires Pires Bezerra e Walter Guedes da Silva


Eixo 5: Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social.


Eixo
Trabalhos/Autores
5
EDUCAÇÃO MILITAR E DIREITOS HUMANOS: A PREPARAÇÃO DO CONTINGENTE BRASILEIRO PARA A MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO HAITI (MINUSTAH) -  Paulo Sérgio Xavier
5
PROFESSORAS ARARA-KARO NO CONTEXTO DA ESCOLA/COMUNIDADE ITERAP - Maria Isabel Alonso Alves e Heitor Queiroz de Medeiros
5
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA DOS IDOSOS CHIQUITANO DE PORTO ESPERIDIÃO-MT - Elidiane de Brito Pagliuca e Léia Teixeira Lacerda
5
EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OS DESAFIOS PARA O CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE - Eugênia Portela de Siqueira Marques e Gisele Morilha Alves
5
A DESCOLONIZAÇÃO E OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/2003 E 11.645/08 EM MATO GROSSO DO SUL- Wilker Solidade da Silva e Higor de Siqueira Marques
5
PESQUISA COM CRIANÇAS: PARTICIPAÇÃO E DIREITOS RESPEITADOS- Ana Paula Zaikievicz e Laura Simone Marin Puerta
5
SOBRE O DIREITO DE TER/DAR AULAS NA PRISÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE SEGURANÇÃO, DIREITO E EDUCAÇÃO –Clayton da Silva Barcelos e Tiago Duque
5
SABERES MATEMÁTICOS TRADICIONAIS E OS PROCESSOS DE TRADUÇÕES E NEGOCIAÇÕES NO CONTEXTO DA COMUNIDADE INDÍGENA ARARA-KARO PAYGAP – Jonatha Daniel dos Santos e Heitor Queiroz de Medeiros
5
A RELAÇÃO SUJEITO E CORPO ESTABELECIDAS NO DISCURSO DE AUTOAFIRMAÇÃO DO CINEMA NEGRO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR NA APLICABILIDADE DA LEI 13.006/14 – Mory Marcia de Oliveira Lobo e Leopoldina de O. L. A. de Vasconcellos
5
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO CAMPO – Rosa Maria da Silva e Antônio Sales
5
PROFESSORES INICIANTES AUTOFORMAÇÃO E INCLUSÃO – Silvia Cristiane Alfonso Viédes, Aline Mara Alves Maciel e Micilene Teodoro Ventura
5
A EDUCAÇÃO PÚBLICA E OS DESAFIOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: INTERCULTURALIDADE E DIFERENÇA – Edenir Pereira da Silva, Vanilda Alves da Silva e Miriam Brum Arguelho
5
CLASSE HOSPITALAR: ESTRUTURAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS IMPLANTADAS – Jucélia Linhares Granemann
5
PROJETO MIRACEMA: ESTRUTURAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO -Jucélia Linhares Granemann
5
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA GUARANIE KAIOWÁ NO MATO GROSSO DO SUL UMA LEITURA A PARTIR DE TRABALHOS REALIZADOS NO PPGE/UCDB - Aurieler Jaime de Abreu e Carlos Magno  Naglis Vieira
5
DESAFIOS NO ATENDIMENTO DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PELO SEGMENTO PÚBLICO: ELEVAÇÃO DAS TAXAS DE MATRÍCULA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - Ralf Hermes Siebiger
5
O PRONERA: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE RESISTÊNCIA CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL DA CLASSE CAMPONESA - Rodrigo Simão Camacho
5
DESCONSTRUÇÃO DE DISCURSOS DISCRIMINATÓRIOS SOBRE A DIVERSIDADE DE EXPRESSÃO DA SEXUALIDADE E DA IDENTIDADE DE GÊNERO EXPRESSOS ENTRE ALUNOS E ALUNAS DE ENSINO MÉDIO - André Luís Carolli e Maria José de Jesus Alves Cordeiro
5
COMPREENDENDO GÊNERO NUM RECORTE DOS FATORES HISTÓRICOS E SOCIAIS - Gisela de Moura Bluma Marques, Leandro Boeira da Costa e Wagner Bruno Lima da Silva
5
CORPO E SEXUALIDADE EM MICHEL FOUCAULT: CONTRIBUIÇÕES ÀS ANÁLISES DE RELAÇÕES DE PODER NAS ESCOLAS - Thiago Pereira dos Santos e Carlos Eduardo França
5
CONCEITUANDO O CAMPO DA IDENTIDADE E DIFERENÇA - Rozane Alonso Alves e Adir Casaro Nascimento
5
FILMES, MÚSICA E POESIA PARA CONTAR AS HISTÓRIAS DE VIDA DE ESTUDANTES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, PARANAÍBA – MS – Christiane Lacerda Bejas e Léia Teixeira Lacerda
5
POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UFGD: DESAFIOS PARA AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA – Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro, Eugenia Portela de Siqueira Marques e Maurício José dos Santos Silva
5
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ALTERANDO AS HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES EM VULNERABILIDADE SOCIAL – Gisela Silva Suppo
5
OS DESAFIOS DE EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA – Dayane Monique Rafachinho, Ana Beatriz da Costa Borges e Aldo Aranha de Castro
5
A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA AKWE/XERENTE – Adriano Castorino e Ailton Pnirê Xerente
5
PARA A GESTÃO DA ESCOLA INDÍGENA: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DA ALDEINHA ANASTÁCIO – MS -  Évelin Tatiane da Silva Pereira, Heitor Queiroz de Medeiros e Antonio Carlos Seizer da Silva
5
PAPA CAPIM, SUA TURMA E O ESTATUTO DO INDIO – Sandra Regina Nóia Mina
5
FRONTEIRA: A CULTURA E INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO – ALUNOS COM DESCENDÊNCIA PARAGUAIA – PONTA PORÃ – MS – BR E PEDRO JUAN CABALLERO – PY – Rosemary Bueno e Maria Beatriz Rocha Ferreira
5
INCLUSÃO E INVISISIBILIDADE DE ESTUDANTES NA UNEMAT – Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, Sílvio Ferreira e Adriano Castorino
5
O TRABALHO SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MANTIDO PELA OMEP: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES – Lúcia Guedes de Melo Salmázio, Suelise Paula Borges de Lima Ferreira e Carlos Magno Naglis Vieira
5
O LIVRO DAS IGNORÃNCAS DE MANOEL DE BARROS E O RIGOR DA ACADEMIA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES – Janaina Nogueira Maia
5
UMA EXPERIÊNCIA SÓCIOEDUCATIVA COM ADOLESCENTES NO SALESIANOS CASA DO BOSCO – Edmara Martins de Souza, Luciane Pinho de Almeida e Michele TerumiYassuda
5
INCLUSÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS: MULHERES EMPREENDEDORAS NA GERAÇÃO DE RENDA – Michele TerumiYassuda
5
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO FILANTRÓPICA PARA CEGOS, DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP – Jaqueline Machado Vieira
5
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS QUE ATENDEM ALUNOS/AS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: ESTADO DA QUESTÃO – Fernando Fidelis Ribeiro e Sandra Novais Sousa
5
“NÃO TOQUE EM MIM NA SEGUNDA-FEIRA”: ABJEÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NO CAMPUS PANTANAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – Tiago Duque

Eixo 6: Avaliação e qualidade da educação.

Eixo
Trabalhos/Autores
6
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DOURADOS, MS: A QUALIDADE MATERIALIZADA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO PÚBLICO FUNDAMENTAL -  Maria Isabel Soares Feitosa
6
ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS ACERCA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (CME): O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES - Egeslaine de Nez, Ralf Hermes Siebiger e Antonio Bosco de Lima
6
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL – SAEMS: O QUE DIZEM OS AUTORES? - Lucas Gabriel dos Santos Sayão e Olga Cristina da S. Teixeira
6
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: MODELO VULNERÁVEIS ÀS INSTABILIDADE POLÍTICAS – Maria do Socorro Sales Felipe Bezerra e Carla BusatoZandavalli Maluf de Araújo

7 comentários:

  1. Onde está a lista dos trabalhos indeferidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não saiu a lista de todos os trabalhos aprovados e indeferidos. Aguarde.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi... como saber o dia e a hora que iremos apresentar? Terá um cronograma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Thiago Pereira dos Santos, em breve essas informações estarão disponíveis no blog!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Preciso preencher uma ficha da faculdade sobre minha participação nesse evento.
    Estou com as seguintes dúvidas
    Foi publicado nos anais do evento? Tem ISSN? Onde posso encontrar?

    ResponderExcluir