Grupos de Trabalho

PROGRAMAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO (GT)



GT 1 A - Política e gestão da educação básica e superior.
Responsável: Profa. Valdivina Alves Ferreira (UCDB)
Sala: B001 Bloco A – Piso Térreo
Dia: 15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Marco Antonio Oliva Monje

A CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL E SUA ARTICULAÇÃO COM O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS EM REGIME DE COLABORAÇÃO
2
Adriano Sabino Gomes
A GESTÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A EXPERÊNCIA DO DIRETOR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE MATO GROSSO
3
Marli dos Santos de Oliveira
RELAÇÕES FEDERATIVAS E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: O “PROTAGONISMO” DOS MUNICÍPIOS
4
Andrêssa Gomes de Rezende Alves
Maria de Fatima Martins dos Santos

CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL PARA DIRETORES DE ESCOLAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL
5
Meire Lúcia Andrade da Silva
Robson Vila Nova Lopes

POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM MIRACEMA DO TOCANTINS: PLANEJAMENTO EDUCACIONAL, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E RESPONSABILIDADES MUNICIPAIS (2012 a 2015)
6
Geraldo Garbelini Neto.
Anamaria Santana da Silva.
A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NO PERÍODO DO ESTADO NOVO

7
Onivan de Lima Correa
Celeida Maria Costa de Souza e Silva
 Josefa dos Santos Silva
AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA DISCUSSÃO INICIAL

                                          

GT 1 B - Política e gestão da educação básica e superior.
Responsável: Profa. Carina Elisabeth Maciel (UFMS)
Sala: B004 Bloco A - Piso Térreo
Dia: 15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14 às 17h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Felipe Vieira Gimenez
Carina Elizabeth Maciel

A POLÍTICA DE EXPANSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA"
2
Claudia Mara Stapani Ruas
EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA MERCANTIL E O MERCADO DE CAPITAIS
3
Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro
 Eugenia Portela de Siqueira Marques
Maurício José dos Santos Silva
POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UFGD: DESAFIOS PARA AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA

3
Ralf Hermes Siebiger
DESAFIOS NO ATENDIMENTO DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PELO SEGMENTO PÚBLICO: ELEVAÇÃO DAS TAXAS DE MATRÍCULA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
4
  Maurício José dos Santos  Silva, Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro

UMA REFLEXÃO SOBRE AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA INSERÇÃO DE  INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DOS ESTUDOS SOBRE O CICLO DE POLÍTICAS
5
Ana Lúcia Marran, Marianne Pereira de Souza
EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MERCOSUL: PRODUÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
6
Aline Anjos da Rosa
IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE RESERVA DE VAGAS NA UNIVERSIDADE  FEDERAL DA GRANDE DOURADOS: A LEI Nº 12.711/2012


GT 1 C -  Política e gestão da educação básica e superior.
Responsável: Profa.Adriana Almeida Sales de Melo (UnB)
Sala B005  Bloco A – Piso Térreo
Dia: 15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Milene Dias Amorim
O DESAFIO DO DIREITO À EDUCAÇÃO: O QUE REVELAM OS PLANEJAMENTOS SOBRE O REGIME DE COLABORAÇÃO
2
Karen Eich Vieira
INDICADORES DA EVASÃO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO DA ESCOLA CELSO MÜLLER DO AMARAL EM DOURADOS/MS
3
Rizete Pereira
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM ESTUDO DO TIPO “O ESTADO DA ARTE”
4
Eliane Souza de Carvalho
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: A INTERFERÊNCIA DO QUALIS NA GESTÃO DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
5
Simone Estigarribia de Lima
O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA PRODUÇÃO BRASILEIRA
6
Fabiany dos Santos Barcelos
 Maria Alice de Miranda Aranda
A CONFIGURAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO.
7
Rosilene Lagares
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO NO TOCANTINS: UMA ABORDAGEM DE NORMAS ESTADUAIS E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
8
Flavia Melville Paiva,
DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO À INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: CRITÉRIOS AVALIÁVEIS


GT 1 D -- Política e gestão da educação básica e superior
Responsável: Prof.Wellington Ferreira de Jesus (UCB)
Sala F004 Bloco A – Piso Térreo
Dia: 15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.



Autores
Título do Trabalho
1
Vinícius de Oliveira Bezerra-
Carla Busato Zandavalli M. Araujo
DO VESTIBULAR AO ENEM: A ANÁLISE DO IMPACTO NO ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMS
2
Márcia Regina Souza de Jesus
Maria Edinalva do Nascimento
POLÍTICAS PÚBLICAS: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO PRISIONAL, LIMITES E POSSIBILIDADES
3
Noélia Maria Matos de Morais Corrêa
DO PERCURSO PROFISSIONAL AO MESTRADO
4
Alexandra Pires do Prado Yari

O COMITÊ LOCAL DO COMPROMISSO NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) EM MUNICÍPIOS SULMATOGROSSENSES: A PLURALIDADE
5
Evally Solaine de Souza Rodrigues
A GESTÃO ESCOLAR FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS: O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR
6
Adriana Valadão, Maria Isabel Soares Feitosa
DESCONTINUIDADE DOS TRABALHOS DA EQUIPE LOCAL DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): DIFICULDADES A SEREM SUPLANTADAS NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL LOCAL
7
Rosemeire Lopes da Silva Farias
 PROCESSO ELETIVO DE DIRIGENTES ESCOLARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL – O PROJETO DE LEI N. 214/2007 EM DISCUSSÃO

GT 2 A - Políticas de formação e valorização dos profissionais da educação.
Responsável: Profa.Margarita Victoria  Rodríguez (UFMS)
Sala: F005 Bloco A – Piso Térreo
Dia: 15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17 h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Alessandra Domingos de Souza
 Maria de Lourdes dos Santos
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID: SINCRONIA ENTRE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO  ESPAÇO ESCOLAR
2
Elis Regina dos S. Viegas Elisangela Alves da Silva Scaff

“A ATUAÇÃO DO TERCEIRO SETOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA"
3
Osmar Hélio Alves Araújo
Lenine Ferreira da Silva
O COORDENADOR PEDAGOGICO E A TÃO PROPALADA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ESCOLA

4
Christiane Caetano Martins Fernandes, Jorge Luis D‟Ávila

O ALIGEIRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA  EDUCAÇÃO BÁSICA: O ‘APRENDER A APRENDER’
5
Jorismary Lescano Severino  Margarita Victoria
Rodríguez
O ESTADO NEOLIBERAL NO BRASIL DOS ANOS DE 1990 À PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI

6
Margarita Victoria Rodríguez, Hellen Caroline Valdez Monteiro
Paolla Rolon Rocha
IMPLANTAÇÃO DO PLANO  NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES  DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL 


GT 2 B - Políticas de formação e valorização dos profissionais da educação.
Responsável: Profa.Vilma Miranda de Brito (UEMS)
Sala: F008 Bloco A – Piso Térreo
Dia: 15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Luana Almeida Ayala , Elizabeth Matos Rocha
RESOLUÇÃO/SED N° 2.491: O PERCURSO HISTÓRICO DO PROFESSOR GERENCIADOR DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RECURSOS MIDIÁTICOS
2
Flávia Paula Nogueira Aranda,
 Elisângela Alves da Silva Scaff

A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS-MS 
3
Fabiano Francisco Soares
Vilma Miranda de Brito

CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC: APRIMORAMENTO DO TRABALHO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR?
4
Ana Paula Gaspar Melim
 Eliane Greice Davanço Nogueira
 Ordalia Alves Almeida
TRABALHO DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OS PROFESSORES  INICIANTES E SUAS PRÁTICAS
5
Cristiane Ribeiro Cabral Rocha
Maria Arlete Leite Ribeiro Cabral
Sandra Novais Sousa

PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA – O ESTADO DA QUESTÃO


6
Vilma Miranda de Brito
 Tânia Maria Terra Serra dos Passos

A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, NO PERÍODO DE 2005 a 2012

7
Ana Cláudia dos Santos Rocha

JUDICIALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E VALORIZAÇÃO DO
MAGISTÉRIO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?


GT 3 - Políticas de financiamento da educação básica e superior
GT 4 - Organização curricular na educação básica e superior.
Responsável: Profa. Nadia Bigarella (UCDB)
Sala: A 103  Bloco A – Piso Superior
Dia: 15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h30


Autores
Título do Trabalho
1
Alessandra Bertasi Nascimento
ESTADO E VALORIZAÇÃO DOCENTE: O ALINHAMENTO DOS PLANOS NACIONAL E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA
2
Silvia Cristiane Alfonso Viédes

A REMUNERAÇÃO DOCENTE ENGENDRADA EM TEMPOS DE PLANOS E FUNDOS DE INVESTIMENTOS: O QUE ANUNCIAM AS PESQUISAS
3
Rosa Neiva Streit
Bartolina Ramalho Catanante
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: O COMPROMISSO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA DIANTE DOS RESULTADOS DA PROVINHA BRASIL
4
Glaucia Eunice Gonçalves da Silva
Rosinete Maria dos Reis

POLÍTICAS DE CURRÍCULO E INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO   PRODUZIDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE-MT
5
Eliane de Fátima Triches
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ESTUDO INICIAL
6
Kleiton Ramires Pires Bezerra
 Walter Guedes da Silva
ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DOS ARTIGOS SOBRE A APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO BANCO DE DADOS DA CAPES


GT 5 A - Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social.
Responsável: Prof. Heitor Queiróz de Medeiros  (UCDB)
Sala: A106  Bloco A – Piso Superior
Dia: 15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h30


Autores
Título do Trabalho
1
Christiane Lacerda Bejas, Léia  Teixeira Lacerda
FILMES, MÚSICA E POESIA PARA CONTAR AS HISTÓRIAS DE VIDA DE  ESTUDANTES SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS, PARANAÍBA-MS
2
Paulo Sérgio Xavier

EDUCAÇÃO MILITAR E DIREITOS HUMANOS: A PREPARAÇÃO DO CONTINGENTE BRASILEIRO PARA A MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO HAITI (MINUSTAH)
3
Maria Isabel Alonso Alves e Heitor Queiróz de Medeiros
PROFESSORAS ARARA-KARO NO CONTEXTO DA ESCOLA/COMUNIDADE ITERAP
4
Elidiane de Brito Pagliuca
Léia Teixeira Lacerda
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA DOS IDOSOS CHIQUITANO DE PORTO ESPERIDIÃO-MT
5
Eugênia Portela de Siqueira Marques, Gisele Morilha Alves
EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OS DESAFIOS PARA O CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE
6
Clayton da Silva Barcelos,
Tiago Duque

SOBRE O DIREITO DE TER/DAR AULAS NA PRISÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE SEGURANÇA, DIREITO E EDUCAÇÃO



GT 5 B - Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social.
Responsáveis: Prof. Carlos Magno Naglis Vieira (UCDB)
Sala:A 107  Bloco A – Piso Superior
Dia: 15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17 h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Aurieler Jaime de Abreu
Carlos Magno  Naglis Vieira
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA GUARANI E KAIOWÁ NO MATO GROSSO DO SUL UMA LEITURA A PARTIR DE TRABALHOS REALIZADOS NO PPGE/UCDB
2
Jonatha Daniel dos Santos,
 Heitor Queiroz de Medeiros

SABERES MATEMÁTICOS TRADICIONAIS E OS PROCESSOS DE TRADUÇÕES E NEGOCIAÇÕES NO CONTEXTO DA COMUNIDADE INDÍGENA ARARA-KARO PAYGAP
3
Edenir Pereira da Silva
Vanilda Alves da Silva
Miriam Brum Arguelho

A EDUCAÇÃO PÚBLICA E OS DESAFIOS NA  SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: INTERCULTURALIDADE E DIFERENÇA
4
Ana Paula Zaikievicz e Laura
Simone Marim Puerta

PESQUISA COM CRIANÇAS: PARTICIPAÇÃO E DIREITOS RESPEITADOS
5
Jucélia Linhares Granemann 
Yara Fonseca de Oliveira

CLASSE HOSPITALAR: ESTRUTURAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS IMPLANTADA
6
Mory Marcia de Oliveira Lobo  Leopoldina de O. L. A. de Vasconcellos

A RELAÇÃO SUJEITO E CORPO ESTABELECIDAS  NO DISCURSO DE AUTOAFIRMAÇÃO DO CINEMA NEGRO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR NA APLICABILIDADE DA LEI 13.006/14
7
Lúcia Guedes de Melo Salmázio
Suelise Paula Borges de Lima Ferreira
Carlos Magno Naglis Vieira
O TRABALHO SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MANTIDO PELA OMEP: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES


GT 5 C- Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social
Responsável: Prof. José Licínio Backes (UCDB)
Sala: A 110  Bloco A – Piso Superior
Dia: 15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Rosane Duarte Rosa Seluchinesk
 Sílvio Ferreira
 Adriano Castorino
INCLUSÃO E INVISISIBILIDADE DE ESTUDANTES NA UNEMAT
2
Janaina Nogueira Maia
O LIVRO DAS IGNORÃNÇAS DE MANOEL DE BARROS E O RIGOR DA ACADEMIA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES
3
Edmara Martins de Souza
Luciane Pinho de Almeida
Michele Terumi Yassuda
UMA EXPERIÊNCIA SÓCIOEDUCATIVA COM ADOLESCENTES NO SALESIANOS CASA DOM BOSCO

4
Jaqueline Machado Vieira
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO FILANTRÓPICA PARA CEGOS, DE PRESIDENTE PRUDENTE SP.
5
Fernando Fidelis Ribeiro
Sandra Novais Sousa
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS QUE ATENDEM ALUNOS/AS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:  estado da questão
6
Tiago Duque
“NÃO TOQUE EM MIM NA SEGUNDA-FEIRA”: ABJEÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NO CAMPUS PANTANAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL


GT 6 A - Avaliação e qualidade da educação.
Responsável: Profa. Ruth Pavan (UCDB)
Sala: B105  Bloco A – Piso Superior
Dia: 15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Egeslaine de Nez
Ralf Hermes Siebiger
Antonio Bosco de Lima

ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS ACERCA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (CME): O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES
2
Lucas Gabriel dos Santos Sayão
 Olga Cristina da S. Teixeira

O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE MATO GROSSO DO SUL – SAEMS: O QUE DIZEM OS AUTORES?
3
Maria do Socorro Sales Felipe Bezerra
Carla Busato Zandavalli Maluf  de Araújo

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: MODELOS VULNERÁVEIS ÀS INSTABILIDADES POLÍTICAS



GT 1 A - Política e gestão da educação básica e superior.
Responsável: Prof.  Paulo Eduardo dos Santos (ANPAE-MT)
Sala B001 Bloco A – Piso Térreo
Dia: 16/06/2016 – quinta-feira – Horário: 14h às 17 e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Márcia Maria Ribera Lopes Spessot
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS GRUPOS DE PESQUISA NA ÁREA DA LICENCIATURA EM ENFERMAGEM
2
Adriana Atanazio Lima
APONTAMENTOS SOBRE AS POLÍTICAS QUE TRATAM SOBRE O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE MS
3
Marcilene Ferreira Rodrigues ,
Valdivina Alves Ferreira

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DESENHADA AOS MOLDES DO CAPITAL
4
Carlos Magno Mieres Amarilha

INTERNALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS CONTEMPORÂNEAS: A INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO)

5
Elizabete Paniagua Benites
O DIREITO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO.
6
Mory Marcia de Oliveira Lobo

A RELEVÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR EM CONSONÂNCIA COM O SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO
7
Abigail Ferreira Alves, Jéssica Lima Urbieta

GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS OBSTACULIZAÇÕES PARA SUA EFETIVAÇÃO NA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS


GT 1 B - - Política e gestão da educação básica e superior.
Responsável:  Profa. Carmen Lígia Caldas (UCDB)
Sala B004  Bloco A – Piso Térreo
Dia: 16/06/2016 – quinta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Kelei Zeni
Ana Lúcia Marran
Giselle Cristina Martins Real

REVALIDAÇÃO DE TÍTULOS ESTRANGEIROS DE GRADUAÇÃO E A JUDICIALIZAÇAO NO SISTEMA BRASILEIRO
2
Olga Cristina da Silva Teixeira,
Lucas Gabriel dos Santos Sayão
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
3
Mara Lucinéia Marques Correa Bueno
EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE AMPLIAÇÃO DA OFERTA
4
Carmen  Lígia Caldas
IMPLANTAÇÃO DE CONSELHOS ESCOLARES NA REDE MUNICIPAL DE
ENSINO DE CAMPO GRANDE- MS: UMA AÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)
5
Alessandro Gomes Lewandowski
Nadia Bigarella

O ESTADO DEMOCRÁTICO E O DIREITO A EDUCAÇÃO: A EFETIVIDADE DA LEI
6
Ana Cristina da Silva Brito
Giselle Cristina Martins Real
PROGRAMAS DE AQUISIÇÃO  DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: MARCO REGULATÓRIO

7
Janine Azevedo Barthimann Carvalho
Nadia Bigarella
EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/MS: RECORTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS


GT 1 C - - Política e gestão da educação básica e superior.
Responsável: Profa. Maria Alice de Miranda Aranda (UFGD)
Sala B005  Bloco A – Piso Térreo
Dia: 16/06/2016 – quinta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Maria Verônica de Souza, Regina Tereza Cestari de Oliveira
O PISO SALARIAL NACIONAL DO PROFESSOR, NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): O MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS
2
Mariney Eudosciak Luz
 Rosangela Lima Correia
A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS: ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS.
3
Gilvania Marques Rosa Leonardo

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS
4
Mauricio Macedo Vieira
Bartolina Ramalho Catanante
DISTORÇÃO SÉRIE/IDADE: UMA POLÍTICA PARA JOVENS ESTUDANTES DO MUNICIPIO DE CAMPO GRANDE, MS.
5
Débora R. N. de Souza Garcia
Carina Elisabeth Maciel
AS AÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO CONTEXTO HISTÓRICO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO
6
Raquel Blanco Aquino; Maria Alice de Miranda Aranda; Franciele Ribeiro Lima
A CONCEPÇÃO DE QUALIDADE APREENDIDA NO DOCUMENTO QUE SISTEMATIZA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
7
Márcia Coelho de Lima, Celeida Maria Costa de Souza e Silva
A GÊNESE DO PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)
8
Arão Davi Oliveira, Valdivina Alves Ferreira

O PRONATEC NA GARANTIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL A PROFISSIONALIZAÇÃO E A PRIORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL ALIGEIRADA


GT 2A - Políticas de formação e valorização dos profissionais da educação.
Responsáveis: Profa.  Ruth Pavan (UCDB)
Sala: F004  Bloco A – Piso Térreo
Dia: 16/06/2016 – quinta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Cristina Pires Dias Lins
PROJETO DE FORMAÇÃO DO PNAIC COM VISTAS À QUALIDADE: DIVERSIDADE TEXTUAL NA SALA DE AULA- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
2
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
Beatriz Hiromi Miura

O ALINHAMENTO ENTRE OS PLANOS NACIONAL E ESTADUAL PARA A META 17: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. 
3
Mara Lucinéia Marques Correa Bueno
Ana Carla Bueno Ortiz
Jadiane Maciel Ajala
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ

4
Letícia Recalde Costa
José Barreto dos Santos
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO: REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE
5
Leandro Picoli Nucci
Ana Paula Oliveira dos Santos
FEDERALISMO E EDUCAÇÃO: A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO DO SUL


GT 5 A - Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social.
Responsáveis:  Prof. Carlos Magno Naglis Vieira (UCDB)
Sala: F005  Bloco A – Piso Térreo
Dia: 16/06/2016 – quinta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Rodrigo Simão Camacho

O PRONERA: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE RESISTÊNCIA CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL DA CLASSE CAMPONESA
2
Rosa Maria da Silva
Antônio Sales
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO CAMPO
3
Wilker Solidade da Silva e Higor de Siqueira Marques

A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO E OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 EM  MATO GROSSO DO SUL
4
André Luís Carolli
 Maria José de Jesus Alves Cordeiro
DESCONSTRUÇÃO DE DISCURSOS DISCRIMINATÓRIOS SOBRE A DIVERSIDADE DE EXPRESSÃO DA SEXUALIDADE E DA IDENTIDADE DE GÊNERO EXPRESSOS ENTRE ALUNOS E ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
5
Silvia Cristiane Alfonso Viédes
Aline Mara Alves Maciel
 Micilene Teodoro Ventura
PROFESSORES INICIANTES, AUTOFORMAÇÃO E INCLUSÃO
6
Gisela de Moura Bluma Marques
 Leandro Boeira da Costa
 Wagner  Bruno Lima da Silva
COMPREENDENDO GÊNERO NUM RECORTE DOS FATORES HISTÓRICOS E SOCIAIS

7
Thiago Pereira dos Santos
Carlos Eduardo França

CORPO E SEXUALIDADE EM MICHEL FOUCAULT: CONTRIBUIÇÕES ÀS ANÁLISES DE RELAÇÕES DE PODER NAS ESCOLAS


GT  5 B- Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social
Responsáveis: Profa.  Adir Casaro Nascimento (UCDB)
Sala: F008  Bloco A – Piso Térreo
Dia: 16/06/2016 – quinta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.


Autores
Título do Trabalho
1
Gisela  Silva  Suppo
A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ALTERANDO AS HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES EM VULNERABILIDADE SOCIAL 
2
Dayane Monique Rafachinho
Ana Beatriz da Costa Borges
Aldo Aranha de Castro

OS DESAFIOS DE EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA

3
Rozane Alonso Alves
Adir Casaro Nascimento
CONCEITUANDO O CAMPO DA IDENTIDADE E DIFERENÇA
4
Adriano Castorino
Ailton Pnirê Xerente
A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA AKWẼ/XERENTE

5
Sandra Regina Nóia Mina
PAPA CAPIM, SUA TURMA E O ESTATUTO DO INDIO
6
Rosemary Bueno, Maria Beatriz Rocha Ferreira
FRONTEIRA: A CULTURA E INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO - ALUNOS COM DESCENDÊNCIA PARAGUAIA - PONTA PORÃ MS - BR e PEDRO JUAN CABALLERO – PY



PROGRAMAÇÃO – APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES
Local: Bloco A
Responsável: Profa. Nadia Bigarella (UCDB)


Autores
Título do Trabalho
GT
1
Mauritania Fontenele da Silva,  Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
JORNADA DE TRABALHO DE 20 HORAS PARA OS DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS
01
2
Ferdinanda Dias de Oliveira
O SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL NO CONTEXTO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 
01
3
Maria Eduarda De Souza Nunes
DIREITO E EDUCAÇÃO: A INCLUSÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO ENSINO REGULAR
04
4
Michele Terumi Yassuda
Luciane Pinho de Almeida
Edmara Martins de Souza
INCLUSÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS: MULHERES EMPREENDEDORAS NA GERAÇÃO DE RENDA 
05
5
Jucélia Linhares Granemann.
PROJETO MIRACEMA: ESTRUTURAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO. 
05
6
Maria Isabel Soares Feitosa
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DOURADOS, MS: A QUALIDADE MATERIALIZADA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO PÚBLICO FUNDAMENTAL 
06
7
Lilian Flávia Müller e Rosa Neiva Streit
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
06
8
Alessandra Domingos de Souza
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA DISCENTE PARTICIPATIVA 
06

Nenhum comentário:

Postar um comentário