PROGRAMAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO (GT)
GT 1 A - Política e gestão da educação básica e superior.
Responsável: Profa. Valdivina Alves Ferreira (UCDB)
Sala: B001 Bloco A – Piso Térreo
Dia: 15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Marco Antonio Oliva Monje
|
A CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE
EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL E SUA ARTICULAÇÃO COM O PLANO DE AÇÕES
ARTICULADAS EM REGIME DE COLABORAÇÃO
|
2
|
Adriano
Sabino Gomes
|
A GESTÃO
ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE A EXPERÊNCIA DO DIRETOR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE
MATO GROSSO
|
3
|
Marli dos
Santos de Oliveira
|
RELAÇÕES FEDERATIVAS E PLANEJAMENTO
EDUCACIONAL: O “PROTAGONISMO” DOS MUNICÍPIOS
|
4
|
Andrêssa Gomes de
Rezende Alves
Maria de Fatima Martins dos
Santos
|
CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL PARA
DIRETORES DE ESCOLAS NA REDE
ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL
|
5
|
Meire
Lúcia Andrade da Silva
Robson
Vila Nova Lopes
|
POLÍTICA
E GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM MIRACEMA DO TOCANTINS: PLANEJAMENTO
EDUCACIONAL, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E RESPONSABILIDADES MUNICIPAIS (2012 a 2015)
|
6
|
Geraldo
Garbelini Neto.
Anamaria
Santana da Silva.
|
A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO RURAL NO
PERÍODO DO ESTADO NOVO
|
7
|
Onivan de Lima Correa
Celeida Maria Costa de Souza e Silva
Josefa dos Santos Silva
|
AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A EDUCAÇÃO DO
CAMPO: UMA DISCUSSÃO INICIAL
|
GT 1 B - Política e gestão da
educação básica e superior.
Responsável:
Profa. Carina Elisabeth Maciel (UFMS)
Sala:
B004 Bloco A - Piso Térreo
Dia:
15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14 às 17h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Felipe
Vieira Gimenez
Carina
Elizabeth Maciel
|
A
POLÍTICA DE EXPANSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS DESAFIOS
DA PERMANÊNCIA"
|
2
|
Claudia Mara
Stapani Ruas
|
EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA MERCANTIL E O MERCADO DE
CAPITAIS
|
3
|
Maria
Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro
Eugenia Portela de Siqueira Marques
Maurício José dos Santos Silva
|
POLÍTICAS
AFIRMATIVAS PARA O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NA UFGD: DESAFIOS PARA
AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
|
3
|
Ralf Hermes Siebiger
|
DESAFIOS NO ATENDIMENTO DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE
EDUCAÇÃO PELO SEGMENTO PÚBLICO: ELEVAÇÃO DAS TAXAS DE MATRÍCULA NA EDUCAÇÃO
SUPERIOR
|
4
|
Maurício José dos
Santos Silva, Maria Aparecida Pereira
dos Santos Ribeiro
|
UMA
REFLEXÃO SOBRE AS POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA INSERÇÃO DE INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO
DOS ESTUDOS SOBRE O CICLO DE POLÍTICAS
|
5
|
Ana Lúcia Marran, Marianne Pereira de Souza
|
EDUCAÇÃO
SUPERIOR NO MERCOSUL: PRODUÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
|
6
|
Aline Anjos da Rosa
|
IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE RESERVA DE VAGAS NA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE
DOURADOS: A LEI Nº 12.711/2012
|
GT 1 C - Política e gestão
da educação básica e superior.
Responsável:
Profa.Adriana Almeida Sales de Melo (UnB)
Sala
B005 Bloco A – Piso Térreo
Dia:
15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Milene Dias Amorim
|
O
DESAFIO DO DIREITO À EDUCAÇÃO: O QUE REVELAM OS PLANEJAMENTOS SOBRE O REGIME
DE COLABORAÇÃO
|
2
|
Karen
Eich Vieira
|
INDICADORES DA
EVASÃO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
NOTURNO DA ESCOLA CELSO MÜLLER DO AMARAL EM DOURADOS/MS
|
3
|
Rizete Pereira
|
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM ESTUDO DO
TIPO “O ESTADO DA ARTE”
|
4
|
Eliane
Souza de Carvalho
|
A PRODUÇÃO DO
CONHECIMENTO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: A INTERFERÊNCIA DO QUALIS NA GESTÃO DOS
PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
|
5
|
Simone
Estigarribia de Lima
|
O PLANEJAMENTO
EDUCACIONAL NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA: ESTUDO EXPLORATÓRIO DA
PRODUÇÃO BRASILEIRA
|
6
|
Fabiany dos Santos Barcelos
Maria Alice de Miranda Aranda
|
A CONFIGURAÇÃO DOS CONSELHOS
MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO.
|
7
|
Rosilene
Lagares
|
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO NO
TOCANTINS: UMA ABORDAGEM DE NORMAS ESTADUAIS E PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
|
8
|
Flavia
Melville Paiva,
|
DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA
PÓS-GRADUAÇÃO À INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO: CRITÉRIOS AVALIÁVEIS
|
GT 1 D
-- Política e gestão da educação básica
e superior
Responsável: Prof.Wellington Ferreira de Jesus (UCB)
Sala
F004 Bloco A – Piso Térreo
Dia:
15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Vinícius de Oliveira Bezerra-
Carla Busato
Zandavalli M. Araujo
|
DO VESTIBULAR AO ENEM: A ANÁLISE DO IMPACTO NO
ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFMS
|
2
|
Márcia Regina Souza de Jesus
Maria Edinalva do
Nascimento
|
POLÍTICAS PÚBLICAS: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM
EDUCAÇÃO PRISIONAL, LIMITES E POSSIBILIDADES
|
3
|
Noélia
Maria Matos de Morais Corrêa
|
DO PERCURSO PROFISSIONAL AO MESTRADO
|
4
|
Alexandra
Pires do Prado Yari
|
O
COMITÊ LOCAL DO COMPROMISSO NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) EM
MUNICÍPIOS SULMATOGROSSENSES: A PLURALIDADE
|
5
|
Evally Solaine de
Souza Rodrigues
|
A GESTÃO ESCOLAR FRENTE ÀS NOVAS DEMANDAS
EDUCACIONAIS: O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR
|
6
|
Adriana Valadão, Maria Isabel Soares Feitosa
|
DESCONTINUIDADE DOS TRABALHOS DA EQUIPE LOCAL DO PLANO DE
AÇÕES ARTICULADAS (PAR): DIFICULDADES A SEREM SUPLANTADAS
NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL LOCAL
|
7
|
Rosemeire
Lopes da Silva Farias
|
PROCESSO ELETIVO DE DIRIGENTES ESCOLARES DA
REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL – O PROJETO DE LEI N. 214/2007
EM DISCUSSÃO
|
GT 2 A - Políticas de
formação e valorização dos profissionais da educação.
Responsável:
Profa.Margarita Victoria Rodríguez
(UFMS)
Sala:
F005 Bloco A – Piso Térreo
Dia:
15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17 h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Alessandra
Domingos de Souza
Maria de Lourdes dos Santos
|
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA –
PIBID: SINCRONIA ENTRE CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
NO ESPAÇO ESCOLAR
|
2
|
Elis
Regina dos S. Viegas Elisangela Alves da Silva Scaff
|
“A
ATUAÇÃO DO TERCEIRO SETOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO
ACADÊMICA"
|
3
|
Osmar Hélio
Alves Araújo
Lenine
Ferreira da Silva
|
O COORDENADOR PEDAGOGICO E A TÃO
PROPALADA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ESCOLA
|
4
|
Christiane Caetano Martins Fernandes,
Jorge Luis D‟Ávila
|
O ALIGEIRAMENTO NA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O
‘APRENDER A APRENDER’
|
5
|
Jorismary
Lescano Severino Margarita Victoria
Rodríguez
|
O ESTADO NEOLIBERAL NO BRASIL DOS ANOS DE 1990 À
PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI
|
6
|
Margarita Victoria Rodríguez, Hellen Caroline Valdez Monteiro
Paolla Rolon Rocha
|
IMPLANTAÇÃO
DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
(PARFOR) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
|
GT 2 B - Políticas de
formação e valorização dos profissionais da educação.
Responsável:
Profa.Vilma Miranda de Brito (UEMS)
Sala:
F008 Bloco A – Piso Térreo
Dia:
15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Luana
Almeida Ayala , Elizabeth Matos Rocha
|
RESOLUÇÃO/SED N° 2.491: O PERCURSO
HISTÓRICO DO PROFESSOR GERENCIADOR DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E RECURSOS
MIDIÁTICOS
|
2
|
Flávia
Paula Nogueira Aranda,
Elisângela Alves da
Silva Scaff
|
A
VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE
DOURADOS-MS
|
3
|
Fabiano Francisco Soares
Vilma Miranda de Brito
|
CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC: APRIMORAMENTO
DO TRABALHO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR?
|
4
|
Ana
Paula Gaspar Melim
Eliane Greice Davanço
Nogueira
Ordalia Alves Almeida
|
TRABALHO
DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OS PROFESSORES INICIANTES E SUAS PRÁTICAS
|
5
|
Cristiane
Ribeiro Cabral Rocha
Maria
Arlete Leite Ribeiro Cabral
Sandra Novais Sousa
|
PROFESSORES
INICIANTES EGRESSOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA – O ESTADO DA QUESTÃO
|
6
|
Vilma
Miranda de Brito
Tânia Maria Terra Serra dos Passos
|
A
POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE
CAMPO GRANDE, NO PERÍODO DE 2005 a 2012
|
7
|
Ana
Cláudia dos Santos Rocha
|
JUDICIALIZAÇÃO
DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E VALORIZAÇÃO DO
MAGISTÉRIO:
O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
|
GT 3 - Políticas de
financiamento da educação básica e superior
GT 4 - Organização curricular na educação básica e superior.
Responsável:
Profa. Nadia Bigarella (UCDB)
Sala:
A 103 Bloco
A – Piso Superior
Dia:
15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h30
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Alessandra
Bertasi Nascimento
|
ESTADO E VALORIZAÇÃO DOCENTE: O ALINHAMENTO DOS
PLANOS NACIONAL E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA
|
2
|
Silvia
Cristiane Alfonso Viédes
|
A
REMUNERAÇÃO DOCENTE ENGENDRADA EM TEMPOS DE PLANOS E FUNDOS DE INVESTIMENTOS:
O QUE ANUNCIAM AS PESQUISAS
|
3
|
Rosa Neiva Streit
Bartolina Ramalho
Catanante
|
AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: O COMPROMISSO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
DIANTE DOS RESULTADOS DA PROVINHA BRASIL
|
4
|
Glaucia Eunice Gonçalves da Silva
Rosinete Maria dos
Reis
|
POLÍTICAS DE CURRÍCULO E INCLUSÃO: UMA ANÁLISE
DISCURSIVA SOBRE O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PRODUZIDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE
VÁRZEA GRANDE-MT
|
5
|
Eliane de Fátima
Triches
|
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ESTUDO INICIAL
|
6
|
Kleiton Ramires Pires Bezerra
Walter Guedes da Silva
|
ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DOS ARTIGOS SOBRE A
APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO BANCO DE DADOS DA CAPES
|
GT 5 A - Educação e direitos humanos, diversidade cultural e
inclusão social.
Responsável:
Prof. Heitor Queiróz de Medeiros (UCDB)
Sala:
A106 Bloco
A – Piso Superior
Dia:
15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h30
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Christiane
Lacerda Bejas, Léia Teixeira Lacerda
|
FILMES, MÚSICA E POESIA PARA CONTAR AS
HISTÓRIAS DE VIDA DE ESTUDANTES SOBRE
AS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS, PARANAÍBA-MS
|
2
|
Paulo Sérgio Xavier
|
EDUCAÇÃO MILITAR E DIREITOS HUMANOS: A
PREPARAÇÃO DO CONTINGENTE BRASILEIRO PARA A MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO HAITI
(MINUSTAH)
|
3
|
Maria
Isabel Alonso Alves e Heitor Queiróz de Medeiros
|
PROFESSORAS ARARA-KARO NO CONTEXTO DA
ESCOLA/COMUNIDADE ITERAP
|
4
|
Elidiane de Brito Pagliuca
Léia
Teixeira Lacerda
|
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NAS
MEMÓRIAS DE INFÂNCIA DOS IDOSOS CHIQUITANO DE PORTO ESPERIDIÃO-MT
|
5
|
Eugênia
Portela de Siqueira Marques, Gisele Morilha Alves
|
EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES
ÉTNICO-RACIAIS: OS DESAFIOS PARA O CURRÍCULO E TRABALHO DOCENTE
|
6
|
Clayton da
Silva Barcelos,
Tiago Duque
|
SOBRE O DIREITO DE TER/DAR AULAS NA
PRISÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE SEGURANÇA, DIREITO E EDUCAÇÃO
|
GT 5 B - Educação e direitos humanos, diversidade cultural e
inclusão social.
Responsáveis:
Prof. Carlos Magno Naglis Vieira (UCDB)
Sala:A
107 Bloco A – Piso Superior
Dia:
15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17 h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Aurieler Jaime de Abreu
Carlos Magno Naglis Vieira
|
A
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA GUARANI E KAIOWÁ NO
MATO GROSSO DO SUL UMA LEITURA A PARTIR DE TRABALHOS REALIZADOS
NO PPGE/UCDB
|
2
|
Jonatha Daniel dos Santos,
Heitor Queiroz de Medeiros
|
SABERES
MATEMÁTICOS TRADICIONAIS E OS PROCESSOS DE TRADUÇÕES E NEGOCIAÇÕES NO
CONTEXTO DA COMUNIDADE INDÍGENA ARARA-KARO PAYGAP
|
3
|
Edenir Pereira da
Silva
Vanilda Alves da Silva
Miriam Brum Arguelho
|
A EDUCAÇÃO PÚBLICA E OS DESAFIOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA:
INTERCULTURALIDADE E DIFERENÇA
|
4
|
Ana Paula Zaikievicz e Laura
Simone Marim Puerta
|
PESQUISA COM CRIANÇAS: PARTICIPAÇÃO E
DIREITOS RESPEITADOS
|
5
|
Jucélia Linhares Granemann
Yara Fonseca de Oliveira
|
CLASSE HOSPITALAR: ESTRUTURAÇÃO,
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS IMPLANTADA
|
6
|
Mory Marcia de Oliveira Lobo
Leopoldina de O. L. A. de Vasconcellos
|
A RELAÇÃO SUJEITO E CORPO ESTABELECIDAS NO DISCURSO DE AUTOAFIRMAÇÃO DO CINEMA
NEGRO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR NA APLICABILIDADE DA LEI 13.006/14
|
7
|
Lúcia Guedes de Melo Salmázio
Suelise Paula Borges de Lima Ferreira
Carlos Magno Naglis
Vieira
|
O TRABALHO SOBRE A TEMÁTICA INDÍGENA NO INSTITUTO
DE EDUCAÇÃO MANTIDO PELA OMEP: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS
PROFESSORES
|
GT 5 C- Educação e direitos humanos, diversidade cultural e
inclusão social
Responsável:
Prof. José Licínio Backes (UCDB)
Sala:
A 110 Bloco A – Piso Superior
Dia:
15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Rosane Duarte Rosa Seluchinesk
Sílvio
Ferreira
Adriano Castorino
|
INCLUSÃO E INVISISIBILIDADE DE ESTUDANTES NA
UNEMAT
|
2
|
Janaina Nogueira
Maia
|
O LIVRO DAS IGNORÃNÇAS DE MANOEL DE BARROS E O
RIGOR DA ACADEMIA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES
|
3
|
Edmara Martins
de Souza
Luciane Pinho de Almeida
Michele
Terumi Yassuda
|
UMA EXPERIÊNCIA SÓCIOEDUCATIVA COM
ADOLESCENTES NO SALESIANOS CASA DOM BOSCO
|
4
|
Jaqueline
Machado Vieira
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO SOCIAL
NA ASSOCIAÇÃO FILANTRÓPICA PARA CEGOS, DE PRESIDENTE PRUDENTE SP.
|
5
|
Fernando Fidelis Ribeiro
Sandra
Novais Sousa
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS QUE ATENDEM
ALUNOS/AS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO:
estado da questão
|
6
|
Tiago Duque
|
“NÃO TOQUE EM MIM NA SEGUNDA-FEIRA”:
ABJEÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NO CAMPUS PANTANAL DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
|
GT 6 A - Avaliação e qualidade da educação.
Responsável:
Profa. Ruth Pavan (UCDB)
Sala:
B105 Bloco A – Piso Superior
Dia:
15/06/2016 – quarta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Egeslaine de Nez
Ralf Hermes Siebiger
Antonio Bosco de Lima
|
ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS ACERCA DO
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (CME): O QUE DIZEM AS TESES E DISSERTAÇÕES
|
2
|
Lucas Gabriel dos Santos Sayão
Olga Cristina da S. Teixeira
|
O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE MATO
GROSSO DO SUL – SAEMS: O QUE DIZEM OS AUTORES?
|
3
|
Maria do Socorro Sales Felipe Bezerra
Carla Busato Zandavalli Maluf de Araújo
|
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA NA
EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: MODELOS VULNERÁVEIS ÀS INSTABILIDADES POLÍTICAS
|
GT 1 A - Política e gestão da
educação básica e superior.
Responsável:
Prof. Paulo Eduardo dos Santos
(ANPAE-MT)
Sala
B001 Bloco A – Piso Térreo
Dia:
16/06/2016 – quinta-feira – Horário: 14h às 17 e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Márcia Maria Ribera Lopes Spessot
|
A
PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS GRUPOS DE PESQUISA NA ÁREA DA LICENCIATURA EM
ENFERMAGEM
|
2
|
Adriana
Atanazio Lima
|
APONTAMENTOS SOBRE AS
POLÍTICAS QUE TRATAM SOBRE O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO PLANO DE AÇÕES
ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE MS
|
3
|
Marcilene
Ferreira Rodrigues ,
Valdivina
Alves Ferreira
|
EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS, DESENHADA AOS MOLDES DO CAPITAL
|
4
|
Carlos
Magno Mieres Amarilha
|
INTERNALIZAÇÃO
DAS POLÍTICAS PÚBLICAS CONTEMPORÂNEAS: A INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE
INCLUSÃO DE JOVENS (PROJOVEM URBANO)
|
5
|
Elizabete
Paniagua Benites
|
O DIREITO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO
ENSINO MÉDIO.
|
6
|
Mory Marcia de Oliveira Lobo
|
A RELEVÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR
EM CONSONÂNCIA COM O SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO
|
7
|
Abigail Ferreira Alves, Jéssica Lima Urbieta
|
GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS
OBSTACULIZAÇÕES PARA SUA EFETIVAÇÃO NA CIDADE DE CAMPO GRANDE/MS
|
GT 1 B - - Política e gestão
da educação básica e superior.
Responsável:
Profa. Carmen Lígia Caldas (UCDB)
Sala
B004 Bloco A – Piso Térreo
Dia:
16/06/2016 – quinta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Kelei
Zeni
Ana
Lúcia Marran
Giselle Cristina Martins Real
|
REVALIDAÇÃO
DE TÍTULOS ESTRANGEIROS DE GRADUAÇÃO E A JUDICIALIZAÇAO NO SISTEMA BRASILEIRO
|
2
|
Olga
Cristina da Silva Teixeira,
Lucas
Gabriel dos Santos Sayão
|
AVALIAÇÃO
NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
|
3
|
Mara Lucinéia Marques Correa Bueno
|
EDUCAÇÃO
BÁSICA BRASILEIRA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE AMPLIAÇÃO DA OFERTA
|
4
|
Carmen Lígia Caldas
|
IMPLANTAÇÃO DE CONSELHOS ESCOLARES NA REDE MUNICIPAL DE
ENSINO
DE CAMPO GRANDE- MS: UMA AÇÃO DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)
|
5
|
Alessandro Gomes Lewandowski
Nadia
Bigarella
|
O
ESTADO DEMOCRÁTICO E O DIREITO A EDUCAÇÃO: A EFETIVIDADE DA LEI
|
6
|
Ana
Cristina da Silva Brito
Giselle
Cristina Martins Real
|
PROGRAMAS
DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA:
MARCO REGULATÓRIO
|
7
|
Janine Azevedo
Barthimann Carvalho
Nadia
Bigarella
|
EDUCAÇÃO
ESPECIAL NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/MS: RECORTE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
ESTADUAIS
|
GT 1 C - - Política e gestão
da educação básica e superior.
Responsável:
Profa. Maria Alice de Miranda Aranda (UFGD)
Sala
B005 Bloco A – Piso Térreo
Dia:
16/06/2016 – quinta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Maria Verônica de
Souza, Regina Tereza Cestari de Oliveira
|
O PISO SALARIAL NACIONAL DO PROFESSOR, NO ÂMBITO
DO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR): O MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS
|
2
|
Mariney
Eudosciak Luz
Rosangela Lima Correia
|
A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO NO
MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE/MS: ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS.
|
3
|
Gilvania Marques Rosa Leonardo
|
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA
IDADE CERTA: GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES NOS ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE/MS
|
4
|
Mauricio Macedo Vieira
Bartolina Ramalho Catanante
|
DISTORÇÃO
SÉRIE/IDADE: UMA POLÍTICA PARA JOVENS ESTUDANTES DO MUNICIPIO DE CAMPO
GRANDE, MS.
|
5
|
Débora R. N. de Souza Garcia
Carina
Elisabeth Maciel
|
AS AÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO CONTEXTO
HISTÓRICO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO
|
6
|
Raquel
Blanco Aquino; Maria Alice de Miranda Aranda; Franciele Ribeiro Lima
|
A CONCEPÇÃO DE QUALIDADE APREENDIDA NO DOCUMENTO
QUE SISTEMATIZA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
|
7
|
Márcia Coelho de
Lima, Celeida Maria Costa de Souza e Silva
|
A GÊNESE DO PACTO
NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)
|
8
|
Arão Davi Oliveira, Valdivina Alves Ferreira
|
O PRONATEC NA GARANTIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL
A PROFISSIONALIZAÇÃO E A PRIORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
PROFISSIONAL ALIGEIRADA
|
GT 2A - Políticas de
formação e valorização dos profissionais da educação.
Responsáveis:
Profa. Ruth Pavan (UCDB)
Sala:
F004 Bloco A – Piso Térreo
Dia:
16/06/2016 – quinta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Cristina Pires Dias Lins
|
PROJETO DE
FORMAÇÃO DO PNAIC COM VISTAS À QUALIDADE: DIVERSIDADE TEXTUAL NA SALA DE
AULA- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
|
2
|
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
Beatriz Hiromi Miura
|
O ALINHAMENTO ENTRE OS PLANOS NACIONAL E ESTADUAL PARA A
META 17: O CASO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.
|
3
|
Mara Lucinéia Marques Correa Bueno
Ana Carla Bueno Ortiz
Jadiane Maciel
Ajala
|
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL:
UMA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ
|
4
|
Letícia Recalde
Costa
José Barreto dos
Santos
|
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO: REFLEXÕES SOBRE
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE
|
5
|
Leandro Picoli Nucci
Ana
Paula Oliveira dos Santos
|
FEDERALISMO E EDUCAÇÃO: A
IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
EM MATO GROSSO DO SUL
|
GT 5 A - Educação e direitos humanos, diversidade cultural e
inclusão social.
Responsáveis:
Prof. Carlos Magno Naglis Vieira (UCDB)
Sala: F005 Bloco A
– Piso Térreo
Dia:
16/06/2016 – quinta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Rodrigo
Simão Camacho
|
O
PRONERA: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE RESISTÊNCIA CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL DA
CLASSE CAMPONESA
|
2
|
Rosa
Maria da Silva
Antônio Sales
|
EDUCAÇÃO
EM TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO CAMPO
|
3
|
Wilker
Solidade da Silva e Higor de Siqueira Marques
|
A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO E OS DESAFIOS PARA A
IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 EM MATO GROSSO DO SUL
|
4
|
André Luís Carolli
Maria José de Jesus
Alves Cordeiro
|
DESCONSTRUÇÃO
DE DISCURSOS DISCRIMINATÓRIOS SOBRE A DIVERSIDADE DE EXPRESSÃO DA SEXUALIDADE
E DA IDENTIDADE DE GÊNERO EXPRESSOS ENTRE ALUNOS E ALUNAS DE ENSINO MÉDIO
|
5
|
Silvia
Cristiane Alfonso Viédes
Aline Mara Alves Maciel
Micilene Teodoro Ventura
|
PROFESSORES
INICIANTES, AUTOFORMAÇÃO E INCLUSÃO
|
6
|
Gisela de
Moura Bluma Marques
Leandro Boeira da Costa
Wagner
Bruno Lima da Silva
|
COMPREENDENDO GÊNERO NUM RECORTE
DOS FATORES HISTÓRICOS E SOCIAIS
|
7
|
Thiago Pereira
dos Santos
Carlos Eduardo
França
|
CORPO E
SEXUALIDADE EM MICHEL FOUCAULT: CONTRIBUIÇÕES ÀS ANÁLISES DE RELAÇÕES DE
PODER NAS ESCOLAS
|
GT 5 B- Educação e
direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social
Responsáveis:
Profa. Adir Casaro Nascimento (UCDB)
Sala:
F008 Bloco A – Piso Térreo
Dia:
16/06/2016 – quinta-feira – Horário: 14h às 17h e 30 min.
Autores
|
Título do Trabalho
|
|
1
|
Gisela Silva
Suppo
|
A
FORMAÇÃO PROFISSIONAL ALTERANDO AS HISTÓRIAS DE VIDA DE MULHERES EM
VULNERABILIDADE SOCIAL
|
2
|
Dayane Monique Rafachinho
Ana Beatriz da Costa Borges
Aldo Aranha de Castro
|
OS DESAFIOS DE EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS: UMA
ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA
|
3
|
Rozane Alonso Alves
Adir Casaro
Nascimento
|
CONCEITUANDO O CAMPO DA IDENTIDADE E DIFERENÇA
|
4
|
Adriano Castorino
Ailton Pnirê
Xerente
|
A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA AKWẼ/XERENTE
|
5
|
Sandra Regina Nóia Mina
|
PAPA CAPIM, SUA TURMA E O
ESTATUTO DO INDIO
|
6
|
Rosemary Bueno, Maria Beatriz Rocha Ferreira
|
FRONTEIRA: A CULTURA E INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE
ESCOLARIZAÇÃO - ALUNOS COM DESCENDÊNCIA PARAGUAIA - PONTA PORÃ MS - BR e
PEDRO JUAN CABALLERO – PY
|
PROGRAMAÇÃO –
APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES
Local: Bloco A
Responsável: Profa. Nadia Bigarella (UCDB)
Autores
|
Título do Trabalho
|
GT
|
|
1
|
Mauritania
Fontenele da Silva, Maria Dilnéia
Espíndola Fernandes
|
JORNADA DE TRABALHO DE 20 HORAS PARA OS DOCENTES
DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE-MS
|
01
|
2
|
Ferdinanda
Dias de Oliveira
|
O SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL NO
CONTEXTO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
|
01
|
3
|
Maria
Eduarda De Souza Nunes
|
DIREITO E EDUCAÇÃO: A INCLUSÃO DO
DIREITO CONSTITUCIONAL NO ENSINO REGULAR
|
04
|
4
|
Michele Terumi Yassuda
Luciane Pinho de Almeida
Edmara
Martins de Souza
|
INCLUSÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS: MULHERES
EMPREENDEDORAS NA GERAÇÃO DE RENDA
|
05
|
5
|
Jucélia
Linhares Granemann.
|
PROJETO MIRACEMA: ESTRUTURAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E
FUNCIONAMENTO.
|
05
|
6
|
Maria
Isabel Soares Feitosa
|
O
PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE DOURADOS, MS:
A QUALIDADE MATERIALIZADA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO PÚBLICO
FUNDAMENTAL
|
06
|
7
|
Lilian Flávia Müller e Rosa Neiva Streit
|
AVALIAÇÃO
EM LARGA ESCALA: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E AS
CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
|
06
|
8
|
Alessandra
Domingos de Souza
|
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A COMISSÃO
PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA DISCENTE PARTICIPATIVA
|
06
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário